Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

sábado, 4 de junho de 2011

por uma cidade melhor/11

                                                                  Egídio Timóteo Correia
CUIDADO QUE O PERIGO ANDA A SOLTA
Por uma cidade melhor/11


Fogos nas mãos de crianças,
O que pode ser bonito pode ficar feio.
O que é alegria pode se transformar em tristeza.
O que é inocente pode virar perigo.

Outra vez, os festejos juninos estão chegando
E, com eles; bombas, bombinhas, busca-pés.
Crianças com menos de 10 anos de idade,
Utilizando-se dos tais fogos de artifício
E, fogos perigosos.

Fogos que assustam a quem anda distraído.
Fogos que são verdadeiro perigo para nossas crianças
E até mesmo para nossos adultos.
Ano passado, vi um indivíduo bêbado quase acidentar-se
Com uma bomba na Av. Mariana Amália.
Vi outro adulto utilizar bombinhas para assustar
Pessoas em plena feira livre.
É triste presenciar tamanha barbaridade
Em pleno século XX e quase século XXI.

Em minha opinião
Os tais fogos deveriam ser restritos apenas
Às vésperas e dia de cada Santo festejado e, acima de tudo,
Em locais apropriados (em volta das fogueiras, por exemplo)
Onde todos estão preparados para isso.
No caso de crianças deveriam estar sendo
Observados pelos pais. Eu quando criança,
Quase tive uma mão dilacerada por uma dessas bombinhas.
Sei que pensamentos contrários aos da maioria
Parecem chatos e são mal-compreendidos,
Mas não posso me furtar ao meu dever de cidadania,
 Fazer o alerta: aos pais, mães e principalmente
Às nossas autoridades.
Porque mais uma vez o perigo anda à solta!


                                                                                  Egídio Timóteo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário