Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

domingo, 5 de agosto de 2012

Meu espelho


13 - Se isso me servir de alento

NO MEU ESPELHO
Não quero que á vida passe
Sem ouvir meus pensamentos.
Não sou daqueles
Que a mudez escolheu
Para não ter argumentos.
Não estou entre aqueles
Que a violência escolheu
Para ser violento.
Mas, as juras fingidas
Não fazem parte dos meus juramentos.
Não faz parte de mim
Esconder meus sentimentos.
Não quero agradar a ninguém
Recoberto de fingimentos.
Se não sou o melhor dos homens
Pelo menos
Quero viver sendo autêntico.

Egídio Timóteo Correia

O mundo atual parece viver uma crise de seriedade. Há um número sem conta de bondades fingidas. De otimistas de mentirinhas. de auto-indutores do faz de contas,  do que basta pensar, que tudo está lindo e maravilhoso. Que é melhor falar só do que é bom e esquecer que o mal existe, que a vida é uma festa. são apresentadores de TV. Vendedores de livros e palestrantes. Eu costumo dizer que o pessimista é um chato e o otimista um chato e meio. Vamos cair na real, o mundo não é um inferno, mas também não é um paraíso, alias nenhum dos dois existem a não ser na cabeça de algumas pessoas. Claro que eu posso ser um egoísta, isso se eu estiver com a barriga cheia, se eu tiver onde morar, fazer em mim mesmo uma lavagem Cerebral e viver em um mundo de fantasias, acreditar que já estou salvo, viver esperando a morte chegar para ir viver ao lado de Deus e no paraíso eterno. Otimismo não enche a barrigas dos etíopes famintos, não serve de teto para abrigar da chuva, do sol e do vento para quem dorme ao relento. Não devolve a vida de quem foi assassinado ou morreu de fome, não evita terremotos, furacões, enchentes não evita a ceca. Tudo tem um limite: a fé, a crença, o otimismo, o pessimismo, a ciência, a medicina. A oração não evita a morte de um papa ou de nenhum outro grande líder religioso, mesmo que o mundo todo faça rezas e orações. É mais provável que a ciência salve. Não podemos deixar de pensar que existem pessoas altruístas, abnegadas, bondosas, companheiras amigas... Mas também não podemos nos convencer de que não existem pessoas más, egoístas, gananciosas, trapaceiras...
Até a região onde Jesus viveu e mais pregou a paz, existe a guerra, o ódio e a violência viver com medo do mundo não vale a pena. Mas vamos deixar claro o seguinte: "Se um dia o mundo tiver que ser salvo será pela competência e não pela benevolência" isso aqui não tem nada de pessimismo é só a realidade que alguns andam tentando esconder e usam  para ganhar dinheiro vendendo o que é gostoso de ouvir mesmo que não seja verdadeiro... 



  



Um comentário:

  1. ADOREI MUITO O SEU POEMA EGÍDIO PRINCIPALMENTE AS PARTES FINAIS Q DIZ « SE NÃO SOU O MELHOR DOS HOMENS PELO MENOS QUERO VIVER SENDO AUTÊNTICO ».
    SER POETA É FALAR C O CORAÇÃO E ISSO VC FAZ MUITO BEM,PARABÉNS.ABRAÇOS DE MARA

    ResponderExcluir