Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

domingo, 23 de dezembro de 2012

O CAPITALISMO É UM SISTEMA INTELIGENTE?


 Sobre o mensalão /5
      Qualquer pessoa, por mais bobinha que seja, sabe que tudo na vida tem um preço.” A gente paga para nascer e paga para  morrer” já disse muito bem o poeta.
      Apoio promocional, (através da  mídia), apoio financeiro e principalmente apoio político tem um preço. Ninguém ganha  uma eleição sem gastar tempo e dinheiro. Portanto, ninguém vai apoiar ninguém sem algo em troca.
   Quando o eleitor vota, ele também está querendo algo em troca. No mundo capitalista política também é negócio. Compra-se aqui e vende-se ali. Nem relógio trabalha de graça. Nem um galo canta de graça. No Brasil existem aproximadamente trinta partidos político, menos de seis deles tem chances de eleger um presidente do país. Estes partidos existem justamente para vender apoio político. Sem apoio não se governa, sem comprar não se tem apoio. Sempre foi assim, é assim,  continuará sendo assim. Qualquer pessoa  bem informada sabe disso. Fingir que não se sabe disso é pura fantasia demagógica. Ou venda de mercadoria falsificada.
  
     
 Na Roma antiga existia o seguinte o pensamento: “Aquilo que não é bom para o exame não é bom para a abelha” E mais, alguém já disse que “ a paz é  fruto da justiça social ” A pergunta é, o capitalismo selvagem se preocupa com isso? Existe algum capitalismo que não seja selvagem? O que parece é que na selva vidas se alimentam de vidas, nas cidades o capital se alimente de lucros. Em ambos os casos, a justiça, não importa na hora de satisfazer os apetites. O que importa no capitalismo é que os fins justifica os meios. E os fins são os lucros; não importa se justo, se ético, imoral, se animalesco ou selvagem.
   O capitalismo se diz responsável pelo progresso do mundo, será? O progresso que destrói o progresso e o próprio mundo, pode ser considerado progresso?
 Quem será mais civilizado, aquele que vive com o  suficiente para a sua sobrevivência, como os índios, ou quem ganha muito mais do que precisa e que destrói o seu próprio habitat?
   Nos consideramos animais racionais e mais inteligentes do que os outros animais. Consideramos a falta de inteligência como burrice, nos referindo ao animal chamado burro, mas o burro não usa cigarros, não toma cachaça, não usa drogas, não mata por preconceito, por inveja, por ciúmes, por ganancia, por fanatismo político, desportivo, ou religioso e principalmente não destrói o mundo em que vive para acumular riquezas momentâneas e passageiras. Eu não conheço regime político perfeito. Já que todos eles são idealizados pelos homens e suas imperfeições. Mas conheço aquele que me parece o mais vil e imperfeito. Onde muitas vezes o dinheiro vale mais do que o próprio homem. O sistema em que quem tem muito dinheiro pode tudo, e quem tem pouco ou nenhum vale nada. O sistema em que quem tem muito dinheiro, compra, corrompe, influencia através da mídia, para que os seus roubos sejam considerados legais e que o roubo dos outros sejam ilegais. Na selva propriamente dita prevalece a força bruta, no capitalismo prevalece a brutalidade do capitalismo.
OBS: Eu não sigo doutrina; comunista, monarquista, anarquista, nazista, militarista, absolutista, xiita, socialista, nem qualquer outro tipo de terminação “ita” só não concordo com uma sociedade onde poucos podem tudo e muitos podem nada. Nem posso achar que isso seja uma forma inteligente de vida. Até mesmo, porque na prática, tenho visto muitos gananciosos tornarem-se vítimas da própria ganancia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário