Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ALEGRIA! ALEGRIA...


                         

 Alegria... Alegria!  Eu sei que para ser popular
   O indivíduo tem que ser “bonzinho” Ou pelo menos parecer que “É” por isso alguns políticos parecem ser.  Ou, ser agradável, alegre, por isso o apresentador de televisão se esforça para sê-lo. Ou ainda, o indivíduo precisa ser brincalhão, engraçado, por isso comediantes e palhaços procuram ser. Dizer o que o povo quer ouvir (mesmo não sendo verdadeiro) é isso que os líderes religiosos fazem. Ser convincente como são os bons vendedores de qualquer produto, e, principalmente os vendedores e escritores de livros de autoajuda.
Para quem que ser popular
Falar a sua verdade é crime, ou no mínimo um grande pecado.
Há um pensamento que diz:
“Para fazer inimigos não precisa declarar guerra, basta dizer o que pensa.”
A seriedade assusta. Música para fazer muito sucesso precisa ser debochada, engraçada, insinuante e até pornográfica.  O mundo parece viver uma crise de seriedade. Nas redes sociais o que mais faz sucesso São as dansinhas cheias de macaquices.
   Há uma campanha publicitária para que as pessoas sejam adoradoras do riso fácil, das frases carregadas de otimismo e alegria. Um amigo meu fez uma excursão por doze países da Europa, disse-me ele, que não gostou do povo suíço, do povo alemão e do povo francês. Segundo ele,  são pessoas sérias demais, sisudas, carrancudas.  Vale lembrar, que a Suíça é um dos países mais ricos e com uma das melhores qualidades de vida do mundo. A Alemanha e um dos países mais ricos da Europa apesar de praticamente ter sido destruída durante a segunda guerra mundial. E a França também é um país que faz parte dos países considerados de primeiro mundo.
   E nós os alegres brasileiros? Somos da terra do Aché, do forró, do pagode, do samba e do futebol, das novelas, das grandes festas e de muita alegria. Em contra partida, temos ainda uma péssima distribuição de renda, somos o segundo pior ensino do mundo, somos tidos como um dos países onde campeia a corrupção, desobediência no trânsito, internamente violentos, inseguros, e mal educados. Segundo analistas internacionais o Brasil só perde em festividade, danças, ritmos e alegria para os países do continente africano. Coincidentemente ou não, o continente africano é o continente mais miserável do mundo.   
Será que nós estamos fazendo a opção correta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário