Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

domingo, 24 de fevereiro de 2013

PRECONCEITOS



PRECONCEITOS.
Tempos atrás eu copiava as chaves de um freguês, (bem – vestido), quando  chegou uma senhora para afiar um alicate de unhas. Enquanto eu copiava as chaves e conversava com o freguês a senhora esperava. Eu percebi que ela além de escutar o que conversávamos, também observava minhas mensagens, pensamentos e poesias que eu costumo afixar no mural da oficina. O freguês puxou assuntos sobre futebol, eu dei a minha opinião, sobre politica, também dei a minha opinião, sobre religião idem. Ao terminar de fazer as chaves e o freguês ir embora, a senhora me perguntou “Quem é Egídio Timóteo Correia?” Eu respondi-lhe sou eu. Ela então perguntou “é o senhor quem escreve essas mensagens e poesias?” Eu respondi sim. Ela então comentou “ Eu vi o a sua conversa com aquele senhor, e toda pergunta que ele fazia o senhor desenrolava, o senhor não é muito sabido, para ser um chaveiro não?”.
Para esse tipo de pergunta eu escrevi o seguinte:

Chaves versus poesia

Quem disse que um chaveiro
Não pode ser um poeta?
Ou
Um poeta não pode ser um chaveiro?
Só por que
Chave não é poesia?
Ou por que
Poesia não é chave?
Pense bem!
Uma chave pode abrir uma porta.
Uma poesia pode abrir um coração.
Portanto,
Uma coisa tem muito a ver com a outra.
Além disso
Se você não pode ser
O que quer ser
Mais do que de você é,
Procure ser você mesmo,
Da melhor maneira possível
E seja feliz.

   Outro dia eu estava saindo da oficina quando encontrei um colega feirante. 
Ele olhou pra mim e disse; 
Olhar pra ir, estais parecendo um advogado, todo arrumado e de note book na mão!.”

Outra vez eu senti a necessidade de escrever o seguinte:

Quando se trata de preconceitos
Todos dizem que não os tem.
Mas na verdade
Não há quem não tenha os seus.

Alguns brancos têm com os pretos,
Alguns pretos têm com os brancos,
Hitler tinha com os Judeus.

Damas têm com prostitutas,
Cônjuges fiéis com os bígamos,
Os esguios contra os gordos,
Os crentes contra os ateus.

Na infância, na escola, no trabalho.
Algum tipo de preconceito
Todo mundo já sofreu.

Há preconceitos
Artísticos, futebolísticos, políticos...

Há preconceitos
Jovens, maduros, idosos, religiosos,
Bairrismos, regionalismos, capitalismo, comunismo,
Partidarismos...
Situação versus oposição,
Na guerra ou na paz - o ismo do extremismo
Sempre, sempre aconteceu.

Admitir ninguém quer.
Machistas nem feministas
Nem o homem nem a mulher.
Nem Amélia e nem Alfas
A hipocrisia camufla
Mas, “santinho” ninguém é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário