Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

sexta-feira, 28 de junho de 2013

CORDEL DO CONTRADITÓRIO NÚMERO DEZ.



CORDEL DO CONTRADITÓRIO/10.

Esse filme eu já vi
Não precisa me contar
Vem governo e vai governo
E a forma de governar
Também mudam os protestos
E forma de protestar.

Nasci em quarenta e três
E nesses anos que vivi
Assisti a muitas coisas
Sobre outras eu já li
Mas todo mundo contente
É coisa eu nunca vi.

Governos que agradam pobres
Deixam ricos descontentes.
Ricos querem ser mais ricos
A custa de toda gente
E pobres querem ser ricos
Mesmo sem ser competente.

“Nem Jesus agradou todos”
Já diz o velho ditado.
Tem homem que até consigo
 Estar sempre inconformado
Querem que governos mudem
Mas não querem ser mudados.

O governante é um homem
Que sai da sociedade.
As virtudes e defeitos
Benevolência ou maldade
Ele aprende quando vive
Na sua comunidade.

Se povo não percebe
Ou se deixa enganar.
Troca o voto por favores
Na hora que vai votar.
Só ensina ao governante
Esse modo de governar.

As reclamações são sempre
O roubo a corrupção,
O desvio de dinheiro,
Má administração.
Vai um governo e vem outro
E a mesma reclamação.

Se não tem eleitor perfeito
Não tem governo também.
Se um povo é mal-educado
Governo educado não tem
Se o povo for desonesto
A honestidade não vem.

Li muito sobre Getúlio
E o famoso JK.
Jânio quadros e a vassourinha
Que tudo ia limpar.
O roubo, a corrupção,
Tudo ia se acabar.

João Goulart assumiu.
E logo foi acusado.
De ser quase um comunista.
Fraco e desequilibrado.
Passeatas, greves e protestos.
Surgiram por todo lado.

Veio golpe militar,
Que comandou a nação.
Foram quase vinte anos
De censuras e cassação.
Muita gente foi exilada
Outros foram pra prisão.

Eu vi nos anos sessenta
Estudantes revoltados
Lutando por liberdade
Confusão pra todo lado
E políticos sendo preso
Ou tendo cargos cassados.

No próximo cordel eu volto
Fazendo a comparação.
Do que hoje acontece
Com aquela época de então
Pra não perder o embalo
No no mesmo cordel eu falo 

Da presente situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário