Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vitória de Santo Antão





MEU NOME

Vitória de Santo Antão.
Nascimento:
Mais ou menos 1626.
Primeiros habitantes colonizadores
Vieram com Diogo de Braga.
Meu início,
Às margens do rio Tapacurá.
Meu primeiro nome como cidade,
Cidade de Braga.
Outros estágios de minha vida:
Localidade Santo Antão.
Santo Antão da Mata ( povoado )
Dados cronológicos:
Freguesia, em 1712.
Vila de Santo Antão, 1811.
Até que, em 6 de maio 1843,
Elevação à categoria de cidade.
Em comemoração à Batalha das Tabocas, 1624,
Onde os holandeses foram derrotados
Pelos pernambucanos,
Surgiu o nome "Cidade da Vitória".
E, logo depois, em homenagem
A Santo Antão, o nosso Padroeiro,
Finalmente, Vitória de Santo Antão.
Geograficamente,
Minha área territorial, 368 Km.
Distância aproximada da capital, Recife, 49 Km.
Pertenço à Zona da Mata Centro
Altitude, 146m.
Rios - Tapacurá, Jaboatão, Ipojuca, Pacas, Canha,
Mocotó, Goitá e Dois Braços.
Clima-
Mínima 20º e Max.33º.
Em mim, já nasceram poetas, escritores,
Ministros e outros personagens da história.
Eu sou Vitória de Santo Antão,

A cidade coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário