Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A GRANDEZA DO BRASIL/2



GRANDEZA DO BRASIL/2
   
  No Brasil existem 26 estados e um distrito federal. Embora nenhum dos estados, sejam exatamente iguais, existe semelhanças entre alguns deles, tanto no aspecto físico como humano. Por isso, em 1969 o Conselho Nacional de Geografia, mesmo respeitando algumas peculiaridades, estabeleceu o conceito de regiões para melhor estudá-las e compreendê-las.
   
São cinco as regiões brasileiras: 
Região norte, região centro-oeste, região nordeste, região sudeste e região sul.
  
A região norte, a maior delas, com 3 581 180 km² equivale a 42,07% do território brasileiro. Nessa região, estão sete estados, são eles: Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará e o estado de Tocantins.
   A região nordeste, com 1 548 692 km² equivale a 18,20% do território brasileiro, e nove estados: Os estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o estado da Bahia.
   A região Centro – Oeste, com 1 879 455 km² é 22,08,% das terras brasileiras. Os estados são: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e o Distrito federal (Brasília).
    A região sudeste, com uma área de 924 935 km² ou 10,86% de toda área brasileira e quatro estado: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

   A região Sul, a menor delas com 597 723 km² ou 6,79% da área brasileira e três estados: Os estados do Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário