Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

quinta-feira, 12 de março de 2015


CORDEL DO CONTRADITÓRIO/10.

Esse filme eu já vi
Não precisa me contar
Vem governo e vai governo
E a forma de governar
Também mudam os protestos
E forma de protestar.

Nasci em quarenta e três
E nesses anos que vivi
Assisti a muitas coisas
Sobre outras eu já li
Mas todo mundo contente
É coisa eu nunca vi.

Governos que agradam pobres
Deixam ricos descontentes.
Ricos querem ser mais ricos
A custa de toda gente
E pobres querem ser ricos
Mesmo sem ser competente.

“Nem Jesus agradou todos”
Já diz o velho ditado.
Tem homem que até consigo
 Estar sempre inconformado
Querem que governos mudem
Mas não querem ser mudados.

O governante é um homem
Que sai da sociedade.
As virtudes e defeitos
Benevolência ou maldade
Ele aprende quando vive
Na sua comunidade.

Se povo não percebe
Ou se deixa enganar.
Troca o voto por favores
Na hora que vai votar.
Só ensina ao governante
Esse modo de governar.

As reclamações são sempre
O roubo a corrupção,
O desvio de dinheiro,
Má administração.
Vai um governo e vem outro
E a mesma reclamação.

Se não tem eleitor perfeito
Não tem governo também.
Se um povo é mal-educado
Governo educado não tem
Se o povo for desonesto
A honestidade não vem.

Li muito sobre Getúlio
E o famoso JK.
Jânio quadros e a vassourinha
Que tudo ia limpar.
O roubo, a corrupção,
Tudo ia se acabar.

João Goulart assumiu.
E logo foi acusado.
De ser quase um comunista.
Fraco e desequilibrado.
Passeatas, greves e protestos.
Surgiram por todo lado.

Veio golpe militar,
Que comandou a nação.
Foram quase vinte anos
De censuras e cassação.
Muita gente foi exilada
Outros foram pra prisão.

Eu vi nos anos sessenta
Estudantes revoltados
Lutando por liberdade
Confusão pra todo lado
E políticos sendo preso
Ou tendo cargos cassados.

No próximo cordel eu volto
Fazendo a comparação.
Do que hoje acontece
Com aquela época de então
Pra não perder o embalo
No mesmo cordel eu falo 
Da presente situação.





CORDEL DO CONTRADITÓRIO NÚMERO ONZE.


Continuando o cordel
Que eu mesmo prometi
Comparando o tempo atual
Com momentos que já vivi
As idas e vindas do tempo
E mudanças que assisti.

Nos chamados anos de chumbo
Militares queriam mudar.
Achavam que a força bruta
Era a forma de governar.
Prendiam, acusavam, matavam
Quem ousasse discordar.

O Lindbergh Farias
Que é senador do PT
Já foi presidente da UNE
Antes de o PT nascer
Também liderou estudantes
Que não sabe é bom saber.

Estudantes sempre acham
Que o mundo deve mudar.
Fazem manifestos e protestos
E vão pra rua gritar.
A coisa mais fácil que tem
É a outros condenar.

Já vi muitos e muitos serem presos
Querendo a democracia
Querendo um país melhor
Como se faz hoje em dia.
O que se pede nas ruas
Na época já se pedia.

 José Jenoíno e José Dirceu
Também foram perseguidos.
 Zé Dirceu foi exilado
Antes do PT ter nascido
O ex-presidente Lula
Passou trinta dias detido.

A Dilma também foi presa
De comunista foi acusada.
Nos porões da ditadura
Dilma foi torturada
Lutando por liberdade
E essa democracia sonhada.

Mas quando se chega ao poder
E tem o comando na mão
Percebe-se que tudo aquilo
Não passou de ilusão
Querer mudanças é fácil
Mudar é outra questão.

Quem é estudante hoje
Pode governar algum dia.
De corrupto será acusado
Como ele mesmo fazia
Acusando quem governava
E achando que tudo sabia.

Antes de Jesus nascer
Já havia corrupção.
Judas foi traidor
Dimas era ladrão.
Jesus queria mudar
E acabou na prisão.

Jesus Cristo e Maomé
A bíblia e o alcorão.
Buda, Confúcio, Demóstenes,  
Sêneca, Sócrates, Platão.
Sábios, filósofo profetas,
Política e religião.

Todos querem mudar por fora
Mas poucos mudam por dentro.
Esse é motivos de guerras
Que existem de tempo em tempo.
Ninguém muda outro homem
Sem o seu consentimento.

 Sempre haverá governados,
Sempre haverá governantes.
Sempre haverá protestados,
Sempre haverá protestantes.
Veem pessoas vão pessoas,
Tudo fica como antes.

Não me julgue pessimista,
Não me julgue acomodado.
Também já fui protestante,
Também já fui protestado.
Só estou dizendo que o mundo
Egídio Timóteo Correia
É um velho moribundo
Trazendo muitos recados

Nenhum comentário:

Postar um comentário