Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

domingo, 2 de agosto de 2015

QUANDO EU ESCREVO

Sobre os poetas eu já ouvi certos comentários,
Alguns deles - não muito agradáveis.
Preocupado, fui ao dicionário e lá encontrei:
Poeta é aquele que gosta de se comunicar e escrever em versos;
São idealistas, sonhadores, e até devaneiam quando escrevem.
Aí eu me lembrei de John Lennon, quando fez a música Imagine.
Lennon propôs: “Imagine o mundo sem fronteiras, sem divisões políticas  ou religiosas.
Sem preconceitos de raças, de casta ou de cor, sem guerras.
Sem nenhum motivo para matar ou morrer – E, todas as pessoas vivendo a vida em paz.
Você pode pensar que eu sou um sonhador, mas com certeza eu não sou o único”.
Acho que ele, Lennon, se referia aos poetas.
Já Fernando Pessoa, disse que o poeta é um fingidor,
Que até finge sentir, a dor que não sente.
Para mim, um poeta deve ser considerado como um interprete de sentimentos,
Talvez - um jornalista da alma.
Mas para não polemizar nem contradizer aos que acham que os poetas são sonhadores
Ou até loucos, eu escrevi:

Realmente, quando eu escrevo,
Eu me perco e saio dos caminhos da lucidez,
Fantasio crio asas e voo, voo, voo...
Por espaços, céus, que nunca voei.
Quando eu escrevo,
Ouço sons de harpas, lira, violino e instrumentos,
Que nunca dedilhei.
Quando eu escrevo,
Encontro - me com a musa inspiradora, irmã de Apolo,
Afrodite, deusa do amor, Minerva, deusa da sabedoria,
E muitos, muitos outros querubins.
Quando eu escrevo,
Os meus versos são como baldes de ouro,
Adornados de pedras preciosas,
Com muitas esmeraldas, safiras e rubis.
Quando eu escrevo,
Sou um explorador do imponderável,
E como borboleta grandiosa sobrevoo,
Montanhas, cumes, picos e mil jardins.
Se isso é loucura, meninice, sandice, eu não sei.
Não sei se se são apenas sonhos, delírios, devaneio ou coisas assim.
Como não vou a divãs de analistas freudianos, continuo escrevendo sem saber,
Se isso é bom ou se é ruim.
Por enquanto, longe de manicômio, sanatório,
Psiquiatras, psicólogos, enfim;
Quando eu escrevo, meu universo são meus versos.
Portanto, todas as estrelas do infinito,
Cabem aqui, dentro de mim.


Egídio Timóteo Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário