Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CLAMAS POR LIBERDADE MAS SÓ AQUELA QUE TE CONVÉM?

“CLAMAS POR LIBERDADE MAIS SÓ AQUELA QUE TE CONVÉM”
   Já estou de saco cheio, de ouvir o chamamento que a Rede Globo está fazendo para a gente assistir a luta de Anderson Silva. É por essas e outras, que eu não dou valor para essa mídia corrupta, mercenária e politiqueira. A rede globo se mostra escandalizada com a violência nas favelas, no trânsito, nos estádios de futebol ou dentro dos presídios.  A violência nos ringues de UFC, não é violência não? Quem se diz contra violência deve ser contra ela em qualquer lugar. Quando a Rede Globo ganha muito dinheiro com a violência, a violência deixa de ser violência?
     A mesma coisa é o chamamento desse outro programa de baixo nível, que é esse Big Brother. Essa é outra dessas coisas ridículas da Rede globo, ganhar dinheiro com um programa de baixo valor moral como esse. Na minha visão, sacanagem é sacanagem, na, ou fora da televisão. Quem estimula cenas de sacanagem, não tem moral para querer combater nenhum outro tipo de sacanagem.  Quando rola muito dinheiro tudo é decente, é permitido, ou isso também é uma forma de corrupção?

   Quando a notícia é que o Brasil está mantendo os empregos e valorizando os salários, ou quando a Petrobras tem lucros, essa notícia é passada ligeiramente. Mas quando a Petrobras está perdendo valor de mercado ou tem corrupção, ai o Escândalo é enorme. É bom lembrar que a perda de valor no mercado também acontece com a divulgação enfática e negativista de qualquer empresa. Portanto a Revista Veja e a Rede Globo são grandes responsáveis por essa desvalorização. Somente um bobo não perceber quando a notícia é dada de maneira tendenciosa. Quero enfatizar aqui, que eu não sou nenhum símbolo de moral não. Mas eu fico indignado é com tanta hipocrisia.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Maior conflito de todos os séculos


CONFLITOS



O MAIOR CONFLITO DE TODOS OS SÉCULOS.

A fé mata e a fé cura. A fé constrói e a fé destrói. Voltou a acontecer protestos, distúrbios e quebradeiras pelos muçulmanos na África, motivo o jornal francês? Não, a fé religiosa. Foi assim, tem sido assim, em todos os séculos. Irlanda do norte e Irlanda do sul uma católica e a outra protestante se guerrearam durante cem anos. Eu conheço casais que casaram na igreja católica e viviam em harmonia de repente, a esposa seduzida pela intensa propaganda evangélica mudou de religião e as brigas começaram e, até a desintegração da família. Pais e filhos quando um dos lados se converte a uma religião diferente  acontece a mesma coisa. É verdade que de vez em quando o contrário também acontece. Movidos pela fé, uma família desunida une-se. O fanatismo move-se para os dois lados, na crença ou na descrença. Na verdade, o perigo não está propriamente na fé ou na religião, mas sim, quando a religião se torna um vício mais perigoso e destruidor pior do que qualquer outra droga. Quando a fé vira mercado torna-se poderosa, recrutadora, indutora, politiqueira, e destruidora. A indústria publicitária já descobriu que o povão é facilmente manipulável e fácil de se levar por propaganda enganosa. Dai para frente, quem puder fazer mais propaganda é melhor e salva mais. O terror disso tudo é que a ingenuidade de muita pessoas se perde buscando uma sonhada salvação.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Ainda sobre liberdade - Zezinha Lins

Liberdade de Expressão - Simplificando

Zezinha LinsemZezinha Lins - Há 3 dias
Os desenhos provocam terror O terror provoca mais desenhos Multiplicados por milhões. O que há nos extremos Desse cabo de guerra? Flores e lágrimas para os mortos, Vingança e muito dinheiro para os vivos. Zezinha Lins

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cordel do contraditório/25




CORDEL DO CONTRADITÓRIO/25

O poeta que observa
Mesmo sem ter muito estudo
Vive ligado no mundo
Tirando lição de tudo
Aprende com quem enxerga
Com cegos, aleijados e mudos.

Quem vive sempre aprende
Sempre tem pra ensinar.
Não há quem saiba de tudo
Mas não tenha lição pra dar
Quem não tenha uma história
E que não possa contar.

Não precisa arrogância
 Nem excesso de humildade.
Cada vida é um livro
Com diferentes verdades
Na metamorfose do tempo
Vem novas necessidades.

O progresso modifica
O espaço em que vivemos.
Muda realidades
E muitas coisas que temos.
Ninguém deve parar no tempo
Mais vivemos,  mais aprendemos.

Quem se acha sabidão
E não quer mais aprender.
Quem bota um anel no dedo
E pensa de tudo saber
Está enganando a si mesmo
Foge À regra do bom viver.

Nas entre linhas se escreve
No silêncio também se fala.
Um sábio entendedor
Fala menos e mais cala
A vida ensina mais
Àquele que mais batalha.

Findando esses meus versos
Sem querer ter ofendido.
Nem dá lição de moral
Porque não sou convencido
Somente transfiro recados
Que me foram transferidos.


14/01/2015

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

"FAÇA HUMOR NÃO FAÇA GUERRA"




Roberto Gomes Bolanos (criador do personagem Chaves) era um dos maiores humoristas do mundo. Que eu saiba, ele nunca fez Humor denegrindo políticos, religiosos, ou quaisquer entidade de qualquer espécie. Isso mostra que quem tem inteligência, talento e criatividade não precisa fazer uso do humor chulo, debochado, agressivo, indelicado, insinuante, pejorativo... Para fazer sucesso. Anos atrás surgiu uma frase: “FAÇA HUMOR NÃO FAÇA GUERRA” infelizmente quando falta talento, sobra zombaria, deboche, depreciação e até acusações mentirosas. Tem até um apelido para isso “HUMOR DA IMPRENSA MARROM” eu daria outro nome; (HUMOR DA IMPRENSA TERRORISTA) Nunca dei valor nem achei, graça em programas ou pessoas, que pretendem fazer sucesso tripudiando em cima de entidades ou pessoas. Nosso Grande humorista Chico Anísio fazia humor engraçado e se valia da inteligência para às vezes, fazer criticas sinceras, insinuantes, mas não, agressivas e desmoralizantes. O nosso Renato Aragão, (O Didi) também sempre fez sucesso com um humor decente, sem precisar do humor medíocre, grosso, provocativo e rasteiro. Humor pode ser uma coisa séria, agradável, crítica, mas honesta e decente. Nunca incitadora da violência. Penso que democracia ”DIREITO OU LIBERDADE DE EXPRESSÃO”  não deve ser confundido com o direito de agressão ou difamação. Na verdade, quem gosta ou incentiva esse tipo de humor, está colaborando com esse (HUMOR TERRORISTA)  e acaba estimulando outros tipos de terrorismo, inclusive,  o violento. É bom lembrar que a Lei da Física ensina (PARA TODA AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO) e quando alguém insulta provoca, insulta e denigre, pode está provocando uma reação imprevisível. 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

COISAS QUE MUDAM COM O TEMPO





Coisas que mudam com o tempo.   

   Em Vitória de Santo Antão; anos 50, 60, 70, não existiam supermercados. Alias Supermercados chegaram por aqui no final dos anos 80 e começo de anos 90. O que existiam eram “bodegas” nos bairros (pequenas casas comerciais para vender alimentos) As maiores bodegas já tinham um conceito maior e chamavam-se vendas. As grandes casas comerciais, ou grandes vendas, no centro da cidade, chamavam-se de armazéns. Os maiores armazéns vendiam “secos e molhados”.  Secos eram produtos variados e molhados quando se tratava de alimentos. Funcionavam três grandes mercados públicos em Vitória: O mercado da carne. Ali se comprava carnes. O mercado do feijão, nele só se comprava feijão e outros poucos cereais. O mercado da farinha, nele só se comercializava farinha de mandioca, que era vendida em “cuias” umas caixas de madeira. Tinha cuias de cinco litros, de quatro, três, dois e um litro. Tinha também a “feira do mangalho” (na Praça da Bandeira) onde se comercializava legumes e hortaliças em grande quantidade para feirantes locais  e atravessadores que ali compravam, transportavam em caminhões e levava para vender nas feiras livres do Recife. Na feira do mangalhos se fazia o que hoje faz o CEAVI em Vitória e, o CEASA em recife. Quando eu fui morar em Osasco, São Paulo no final do ano 1966, lá, já estavam construindo um CEASA (centro de abastecimento). O que por aqui se chamava “Vendas” lá se chamava empório. e onde se vendia frutas e hortaliças tinha o nome de “quitanda” nome desconhecido por aqui e para mim. No começo dos anos 70, em Osasco, começaram a surgir alguns supermercados. Depois eu conto mais.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ATENTAI SEM ATENTADO


NÃO FAÇA DA SUA CANETA UMA ARMA
NEM DA SUA ARMA UMA FORÇA DE EXPRESSÃO.

ATENTAI BEM! ATENTAI BEM!

LIBERDADE SEM RESPONSABILIDADE PODE SE TRANSFORMAR EM MALDADE, 
DA MALDADE PARA A FATALIDADE 
PODE SE CAMINHAR SÓ UM POUQUINHO. ATENTAI BEM! ATENTAI BEM!.