Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

terça-feira, 26 de julho de 2016

Dia dos do vovô.





SOBRE OS AVÓS

   Um avô já foi criança, sabe como uma criança gosta de ser tratada.
   Um avô já foi adolescente, já foi jovem, até se tornar papai. Quando papai, as obrigações, a necessidade de ganhar a vida, limitou parte do tempo que ele tinha para dedicar e entender melhor os filhos.
   O vovô já entende de filhos e de papais. O tempo que o vovô tem, a vaidade que o vovô perdeu, o coloca mais próximo do coração do neto.
   Até se tornar papai o vovô ainda não se dava conta de que a vida é passageira e as crianças são sábias quando se trata de aproveitar a vida. As crianças precisam muito pouco ou quase nada de máscaras. A criança é mais real, sem as etiquetas fúteis dos papais.
   O vovô já percebeu  ao deixar de ser papai, que crianças precisam mais de carinhos, atenção e nivelamento do que presentes caros e sofisticações desnecessárias.
   Um neto carece do vovô, assim como o avó carece do neto. Um ainda está começando a vida, o outro já está chegando ao ocaso da vida. Essa carência mútua e afetiva, os tornam mais cumplices. Já os papais, se acham tão importantes que são incapazes de terem verdadeiramente os seus próprios filhos, e de terem também, verdadeiramente seus  próprios  pais.
   É por isso, avôs e netos, se nivelam quando se trata de afetividade.

O vovô Egídio Timóteo Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário