Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CVV - Centro de Valorização da Vida



CVV.
 Eu ganhei uma aprendizagem muito rica quando fui voluntário no centro de valorização da vida – CVV.  Lá tive a oportunidade de ouvir muitos desabafos e entender um pouco mais sobre o ser humano, esse animal tão contraditório.
Desabafo de filhos que se achavam órfão mesmo morando com seus pais. Diziam eles que seus pais lhes davam todo tipo de presentes e bens materiais. Mas o seu pai se preocupava tanto em ganhar dinheiro que se esquecia de lhes dar o que eles mais queriam a presença de pai. Do mesmo modo sua mãe se preocupava tanto com reuniões sociais, festas e salão de cabeleireiro que ele foi criado pela governanta e com pouco convívio com sua mãe.
Ouvia desabafos de esposas que dizia ter todo conforto material dado pelo seu esposo, grande empresário, mas, que tinha pouquíssimo tempo da presença dele em sua vida.
Ouvi muitos filhos que foram abandonados pelos pais quando ainda criança. Outros que se criaram apenas com mãe porque fora abandonado pelo pai. Muitos desses filhos criados sem o pai tinham muito desejo de reencontrar o seu pai mesmo tendo sido abandonados por ele.
Por outro lado, ouvi pais dizerem que quando seus filhos eram crianças fizeram tudo que estava ao seu alcance para dar o melhor que podiam para seus filhos. Comida, remédio, roupa sapatos, brinquedos, escola, enfim tudo que um pai pode e deve dá ao filho.
Muitos pais suportaram conviver com a falta de afinidades com suas esposas para não abandonar os seus filhos
Pais que tinham filhos empresários, engenheiros, advogados... e sentiam-se desprezados pelos seus filhos. Alguns pais já doentes, com tosses barulhentas, renitentes, eram colocados em cômodos no fundo do quintal para não fazer vergonha aos seus filhos quando esses filhos recebessem visitas importantes. Muitos filhos sentem vergonha de seus pais e os colocam em abrigos para velhos porque não o querem dentro de casa.
Outros pais que diziam, fiz de tudo para o meu filho estudar e se tornar doutor hoje ele sente vergonha de mim porque não tive a chance que ele teve de estudar e sou analfabeto.
Relato de pais que diziam meu filho ou minha filha, me disse que não é mais bebezinho, e que portanto, não precisa dos meus conselhos e que eu não devo me meter em suas vidas. Entretanto, meu filho empoe condições para gostar de mim. Ou eu me comporto como ele acha que eu devo ser ou ele me repudia.   
Ouvi desabafo de pais que diziam quando meu filho era novo eu fiz de tudo para ficar ao lado dele, hoje, qualquer desentendimento que eu tenho com a mãe dele ele se volta contra mim, como se só a mãe dele fizesse parte de sua geração e criação. Há filhos que até expulsam o pai de sua própria casa
.Mas, ouvi também choro de filhos desesperados, porque segundo eles, não souberam compreender o seu pai ou sua mãe enquanto estavam vivos, e, que sentem sua falta agora que eles estão mortos.
Para resumir, o CVV me ensinou muita coisa e enxergar melhor o ser humano em muitas de suas nuances tão complexas e contraditórias. E até me preparou para algumas possíveis situações que poderei enfrentar algum dia.
 Obrigado CVV pela minha aprendizagem de vida.

Um comentário:

  1. eu não gosto do atendimento da cvv

    o atendente apenas repete o que você diz,parece que ele nem lê,o que você escreve

    ResponderExcluir