Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

UM BREVE RESUMO DA REPÚBLICA


RESUMO DA PROCLAMAÇÃO.
Sexta-feira 15 de novembro de 1889 – Naquela época já havia uma grande instabilidade política. Interesses múltiplos conturbavam o império; fazendeiros poderosos insatisfeitos com a perda da mão de obra escrava em 1888, uma elite que defendia suas mordomias junto ao império, militares reclamavam com a falta de espaço no puder e o povo como sempre espoliado.
“Radicais” abolicionistas, como António Silva Jardim e outros. Ainda tinha quem queria a volta da monarquia. “Moderados” como Quintino Bocaiúva e seu grupo que mediavam os conflitos existentes.
No meio disso tudo, Dom Pedro II, Já com 64 anos, sofria de diabete, além de já velho, cansado e desmotivado com tantos conflitos e intrigas.
.Resultado disso tudo, culminou com um Golpe militar com a desculpa de se instalar a república.

O Marechal Deodoro da Fonseca no comando de 600 homens armados, com espadas, postaram-se em frente ao quartel onde estavam reunidos os ministros. Do outro lado tropas supostamente leais ao império, constituídas por marinheiros, bombeiros, policiais militares e do próprio exército. Entretanto, logo ficou provado que o General Barretos também estava comprometido com os revolucionários. Assim, com a promessa de que TUDO IRIA MELHORAR TODOS PARA TODOS,  Em 14-11-1889, Há exatos 125 anos, SURGIU A PRIMEIRA REPÚBLICA DO BRASIL.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário