Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

sábado, 18 de julho de 2020

CABOCLO HÍBRIDO


CABOCLO HÍBRIDO.
(Egídio Timóteo correia)

  Eu sou um caboclo híbrido
Criaram-me sem vaidades; 
Entre a roça e a cidade.
Nasci em uma casa na rua
Mas já cortei lenha na mata 
pra cozinhar o feijão.
Limpei e cavei o chão, 
pra plantar milho e batata.
Lavei carro, carreguei frete na feira,
Lutei desde muito cedo, pra comprar farinha e pão.
Lavei cavalo no rio, na chuva, no calor, no frio...
Amassei barro pra fazer casa de taipa
Mas sei instalar chuveiros, Iluminar banheiros,
Sentar tijolos, cimentar chão.
Fui balconista, vendi tecido e sapatos,
Auxiliar de cozinha, lavei prato, 
Fui metalúrgico, inspetor de qualidade.
Já peguei ônibus lotado, passei aperto dentro do trem.
Já passei fome e já comi bem.
Sou daqueles que nada tem, e pouca coisa me basta.
Nunca vivi na mamata, usando terno e gravata,
Roubando, enganando outros, me passando por bom cristão.
Há quem ache que sou grosseiro
É que meu linguajar verdadeiro, fala sem enganação.
Se isso é bom ou ruim, eu não sei, não sou escravo nem rei.
Não sinto pena de mim, não me gabo, não sou fanfarrão.
Pisei em alguns espinhos, não santo nem bonzinho, 
Não vivo na ilusão.
Com tantas lapadas da vida, 
Aprendi curar minhas feridas, fazendo versos,
Colorindo meu universo, 
Ser poeta, esquecer o que não presta, 
E, acalentar meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário