Quem sou eu

Minha foto
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil
Sou metalúrgico aposentado,chaveiro autônomo, gosto de ler e escrever poesias. Visualizar meu perfil completo

sábado, 15 de outubro de 2011

Sobre o dia do professor

Poeta pensando/10.
     15 DE OUTUBRO – Esse é o dia em que se convencionou como dia do professor. Acho muito justa, toda e qualquer homenagem que se faça dedicada aos professores.
    Gostaria, porém que as pessoas e, principalmente os pais de alunos, refletissem sobre o valor que estamos dando aos professores que ensinam e educam nossos filhos. Penso que um mundo melhor, mais justo, mais ordeiro e melhor para todos nós, depende da educação que damos aos nossos filhos e o respeito que ensinamos a eles terem com os seus professores. Eu não aprendi a ser rico, poderosos, competitivo, famoso... Meus pais não me ensinaram isso, mas ensinaram-me que a minha professora era minha segunda mãe, principalmente quando eu estivesse na escola. Parece-me que esses valores estão sendo encarados de outra forma nos dias atuais. Parece que se acha que os professores são apenas profissionais que recebem para transferir aos alunos letras e números por eles aprendidos. Se é assim, que os tratamos, nada mais podemos esperar deles. Filhos que não aprendem a respeitar pais e professores, não aprendem a respeitar a sociedade. O resultado disso é o que estamos presenciando: Jovens arrogantes, presunçosos e mal-educados. Os jovens matam se matam e são matados por outros que como eles não aprenderam a respeitar nem a si e nem aos outros.
     EU FICO TRISTE E IDIGNADO QUANDO ESCUTO FALAR NO RÁDIO, NA TELEVISÃO, OU LEIO EM JORNAIS, PESSOAS QUE SE DIZEM ENTENDIDAS DE COMPORTAMENTO HUMANO, DIZEREM QUE A CORRUPÇÃO, A DESORDEM, A VIOLÊNCIA E OUTROS MALEFÍCIOS, ACONTECEM  PORQUE HÁ  IMPUNIDADE. EU ACHO ISSO UMA GRANDE BOBAGEM. Todas essas coisas acontecem por falta de educação. Quem é convenientemente educado, não é invejoso, ganancioso, desrespeitoso, trapaceiro, pornográfico, debochado, aproveitador e olhudo no que dos outros. Todo esse mau-caratismo é próprio de pessoas mal-educadas. Onde não há educação, boas maneiras não funcionam. Não tem leis, não tem polícia, não tem juiz, não tem religião, não tem punição que resolva. Somente uma consciência bem educada é capaz de distingui o que é certo o que é errado e não desviar-se da retidão. Se não houver educação moral, Ética e cívica, os próprios policiais, juízes, advogados, políticos e legisladores das leis serão corruptos e ladrões.
   Durante a segunda guerra mundial os Camicases (pilotos suicidas) sabiam que ia morrer, mas, matavam, homens-bomba palestinos sabem que vão morrer, mas matam. Quem destruiu as torres gêmeas americanas, sabia que ia morrer mesmo assim o fez. Quem educou-se para o bem, faz o bem, Quem educou-se para o mal, faz o mal. Punição não amedronta quem está revoltado com o mundo, a própria vida ou não tem o mínimo de educação. Por isso vou repetir o que alguém já disse: OS NOSSOS PROBLEMAS SÃO TRÊS; EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO. QUER UM MUNDO MELHOR? EDUQUE SEU FILHO E VALORISE O PROFESSOR, ENSINE-O A VALORIZAR-LO
É ISSO O QUE EU PENSO 15/10/2011.  OBS: (EU NÃO SOU PROFESSOR)
Egídio Timóteo Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário